Reply To: Como instalar driver da placa Geforce 6200?

Forum › Forums › General › Other Languages › Portuguese › Como instalar driver da placa Geforce 6200? › Reply To: Como instalar driver da placa Geforce 6200?

Robin
Member

Bom dia, Murillo!
    Você não pode usar o instalador de drivers Nvidia do centro de controle antiX para isto.

Não é a debian que não suporta seu cartão, é a própria nvidia. Eles simplesmente tijolo seu sistema impedindo a atualização posterior do sistema operacional, bloqueando suas peças proprietárias dentro do driver gráfico. Se você não conseguir mais correções de segurança, isto é o mesmo que tijolo. E eles não tijolos sua placa gráfica simplesmente, mas um notebook completo e funcional caso você não consiga substituir a placa…

Aqui você encontrará a lista deles qual dispositivo funciona até qual versão do driver. Seu 6200 está na mesma categoria que meu 6600, portanto, você provavelmente se dará bem com o mesmo procedimento de instalação. Você precisará instalar a versão de driver 304.137 desatualizada para que ela funcione. Até onde eu sei agora você precisa fazer o downgrade do servidor Xorg para a versão 19.x antes de poder instalar o pacote de driver desatualizado nvidia, e aplicar os patches referidos nos threads ligados pelo Xecure e Caprea. Pelo menos eu tinha que fazer isso. Eu não vi nenhum inconveniente usando este driver desatualizado e coisas antigas do xorg, tudo funciona bem até agora. Até mesmo a tela dupla com um segundo dispositivo de exibição com hotplug.

Mas a Nvidia simplesmente não se importa em atualizar suas partes proprietárias dentro dos drivers que eles construíram, então as pessoas debian não podem fazer nada. Eles simplesmente precisariam ser autorizados a compilar o código fonte contra a nova versão do servidor xorg, mas a nvidia não permitiria. Não se sabe de onde virão as correções de segurança, caso algum dia surja um problema.

Espero que minhas explicações sobrevivam à tradução online. Boa sorte!
    Robin

Original text:

You can’t use Nvidia driver installer from antiX control center for this.

It is not debian not supporting your card, it is nvidia itself. They simply brick your system by preventing further OS updating by blocking their proprietary pieces within graphics driver. If you don’t get security fixes anymore this is the same as bricking. And they don’t brick your graphics card merely, but a complete fully functioning notebook in case you can’t replace the card…

Here you’ll find their list which device runs up to which driver version. Your 6200 is in the same category as my 6600, so you will probably get along with the same way of installation procedure. You’ll need to install outdated driver version 304.137 to make it work. As far as I know by now you need to downgrade Xorg server to Ver 19.x before you can install the outdated nvidia driver package, and apply the patches referred to in the threads linked by Xecure and Caprea. At least I had to do so. I have not seen any drawback using this outdated driver and old xorg stuff, everything works fine by now. Even dual screen with hotplugging a second display device.

But Nvidia simply don’t care for updating their proprietary parts within the drivers they built, so debian people can’t do anything. They simply would need to be allowed to compile the source code against new version of xorg server, but nvidia wouldn’t allow. No idea where security fixes will come from in case there turns up an issue some day…

I do hope my explanations will survive the online translation. Good luck!
    Robin

Windows is like a submarine. Open a window and serious problems will start.